Ortodoxia Generosa

Ao longo de minha vida cristã participei de cultos em vários seguimentos denominacionais, desde o mais tradicional ao mais avivado e pude constatar aspectos importantes que algumas denominações creêm e vivenciam que não podemos descartar da nossa vida cristã ou da nossa teologia. Na Batista conhecí um Deus que salva, na Assembléia de Deus ví um Deus que cura, na quadrangular pude perceber um Deus que está preocupado com a situação “espiritual” do homem, dando a ele libertação e liberdade para cultuar. O plano de Deus para o homem não está restrito a somente um determinado aspecto da vida, o plano de Deus é para o homem como um todo, e não somente este ou aquele. A ortodoxia generosa soa a princípio como um paradoxo pois como algo ortodoxo pode ser generoso ?
Ortodoxia fala de fundamentos, de bases – Ortodoxia a doutrina que observa os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, mas existem vários aspéctos deste mesmo Jesus que tem sido descartado ao longo dos anos, Jesus é Deus, é soberano sobre todos e todas as coisas.

Fui criado numa Igreja Batista em Belo Horizonte – MG e creio um dos maiores medos dos que como eu foram doutrinados em igrejas Batistas era o mesmo e creio que sengue ainda nos dias de hoje, o de ser achado vivendo um engano, de estar vivendo ou nutrindo uma heresia.

Vá aos morros, estão cheios de traficantes e drogados desviados por tal doutrina…Me lembro de quando ainda estava no seminário quando surgiu a oportunidade para quem quisesse pregar numa consagração de um ministério Pentecostal em Pompano Beach, FL – Eu recusei o convite pois infelizmente eles tinham um modo pecúliar de se comportar formatando o estilo de pregador que era de Deus e o que não era; talvez nem me receberiam por estar estudando num seminário Batista.

E quanto às curas? Será que cessou mesmo? Será que era somente para aquela época? E revelação? Será que Deus ainda hoje usa pessoas para falar através deles? Como podemos ver precisamos mesmo de uma ortodoxia generosa, ainda que o termo pareça um paradoxo é algo que se faz necessário. Um dos maiores erros do ser humano é querer formatar Deus ou colocar Deus dentro de um molde e dizer: Deus só trabalha assim!
Precisamos estar sensiveis à voz do Espirito Santo afinal ele é imutavel, muitas vezes estamos tão bitolados na nossa forma de pensar, cultuar e ver as coisas que achamos que somos os donos da verdade, por isto o Apóstolo Paulo diz em Romanos 12:2; que Devemos renovar nossa mente para que entendamos a vontade de Deus que é boa, perfeita e agradavel.
Afinal Deus é Deus e não está sujeito a nada e nem ninguém… Como ele mesmo se denomina ele é o grande EU SOU!

Fiquem na paz.
Pr. Carlos Rizzon

1 comentário em “Ortodoxia Generosa”

1. Melquisedeque Chagas

MARAVILHOSO, CONTUNDENTE, SEM RELIGIOSIDADE, ANTI-TEMPLARIO, RELACIONAL,GRACIOSO, SEM VERTICALISMO CLERICAL, SEM PADRÕES SISTEMÁTICOS. SIMPLES
    POREM, PODEROSO EM CRISTO.

Abençoado…

Melquisedeque Chagas