Música secular e Música não cristã

Como sou também músico, toco contrabaixo sempre foi comum conversas entre os amigos perguntando e ou comentando sobre o cristão ouvir ou não musica não cristã, ou até mesmo tocar na noite como músico profissional.

Eu não tenho a petensão de ser o dono da verdade, mas seria interessante fazermos algumas perguntas afim de averiguarmos isto.
Ai estão estas perguntas:
1- O que autêntica uma música para sabermos se é cristã ou não?

2- Música sécular ? O que significa mesmo a palavra sécular ?

3- Porque somente a música é metralhada e apontada como secular e não os filmes, novelas, malhação, futebol e etc.?

4- O que faz com que uma canção seja evangelica ?

5- Será que  que tem a ver com o fato do compositor ser evangelico ou não?

6- O fato de uma pessoa não ser evangelica significa que as canções que fazem são seculares ?

7- Pode um compositor não evangélico fazer uma música evangelica ?

8- Será que a motivação tem a ver com isto da música ser evangelica ou não?

9- Será que somente a canção conter a palavra Deus já faz dela uma música evangelica?

Feitos as perguntas acima, temos outras a seguir para nos ajudar no entendimento desta temática.

-Se o que autentica a música como mundana é ela não falar de Deus explicitamente podemos excluir várias canção tidas como canções evangelicas.

-Se o que autentica é a motivação de quem escreveu como encarar uma boa parte das músicas ditas sacras do cantor cristão e da harpa cristã ?; que eram na maioria das vezes musicas usadas nos saloon (bares) americanos nos anos de 1800, e não há como negar que Deus fala muito através destas músicas, e muita gente já foi confortada, encorajada e ouviu uma resposta de Deus vindo das letras destas canções.

5- Se o ingrediente validador é a motivação, qual seria a motivação de alguns ditos músicos e cantores cristãos  que compuseram suas músicas baseados na “licença poética” que o “permite” pregar heresias que deturpam e alteram (aumentando ou diminuindo) a palavra de Deus, contendo letras que sugerem um comportamento que já foi abolido pelo sacrificio de Jesus na cruz, criando assim um evangelho de causa e efeito ? Alguns exemplos, letras com mensagens do tipo “Como Zaqueu quero subir, marca da promessa, toca na ponta do altar e etc.)
O Novo Testamento está cheio de licensa poética, mas nenhuma se contradiz ou sugere algo que vai contra a palavra de Deus, nada que desminta ou que crie confusão com o que diz em outra página ou outro livro da Bíblia.

6- Se a motivação é o que autentica o que dizer destes cantores e músicos cristãos que não fazem o estilo musical que gostam e afirmam que não o fazem porque não vende? É uma motivação correta se cantar uma canção, ministrar na vida das pessoas com esta mentalidade ? O que será que o “ministro” esta passando para o ouvinte ? Únção de Mamom ?
ps. Aliás se existisse um medidor de motivação a grande maioria dos pastores, ministros, líderes da dita igreja evangélica estariam em maus lençois, pois a que tudo indica uma boa parte está é atrás de dinheiro.

7- Ainda falando de motivação como validador, porque será que após o cantor americano Michael W. Smith, compôr a canção “Let it rain” ou traduzida no Brasil como “faz chover” a grande maioria dos cantores evangelicos Brasileiros começaram a criar/copiar canções com a temática de chuva?  Receberam também a mesma revelação de Deus ou foi olho grande no dinheiro e na influência de um cantor branco e de olhos azuis vindo do primeiro mundo?

Aliás parece que a unção já não vem mais de Deus, mas da Austrália, Estados Unidos, Irlanda e por ai vai…
Temos uma enxurrada de músicas traduzidas, algumas mal traduzidas de cantores e músicos estrangeiros sendo cantada nas igrejas onde se perde a idéia original do autor. Não tenho nada contra música estrangeira, mas porque não compor canções com ritmos próprios do Brasil como faz o Pr. Atilano Muradas, Carlinhos Veiga, Stênio Marcius?

Em minha opinião para encerrar este assunto, penso que o que define o poder tocar/ouvir, ser músico profissional “da noite”, são suas prioridades:

1)Saber quem você é em Deus; aqui falo da identidade que temos em Cristo.

2)Saber quem é Deus na sua vida, porque você sendo mau caráter qualquer profissão serve para desonrar a Deus.

3)Algumas pessoas me disseram que este meu artigo ou algumas idéias proposta neste site podem causar escândalo aos novos convertidos ou aos não crentes e a minha sugestão para os que pensam assim leiam o capítulo de Atos 2:42 em diante e comparem com o que temos visto nas igrejas do Brasil afora. A pedição de dinheiro em nome de Deus, para se comprar uma cura, já que quando dizem que devemos dar o que nos é mais precioso estão falando de dinheiro mesmo. Os cultos misturados com elementos do candomblé que vemos na tv aberta, a falta de amor e compaixão quando alguém bate à sua porta com uma necessidade seja ela financeira ou de alimentos e você simplesmente ora pela pessoa e não tira dinheiro do seu bolso ou alimento da sua despensa para saciar a necessidade da pessoa, isto com certeza escandaliza muito mais e nega sua fé em Deus e nega o amor ao próximo.
Respondendo à 2ª pergunta: Secular se diz de um sistema desprovido de Deus, é normalmente usado para descrever um estado ou sistema de governo onde crenças, religião e forma de governar não se misturam, uma pessoa Cristã não tem vida secular, pois tudo que ela faz é espiritual e é para Deus.

Fiquem na paz,

“Quem nos separará do amor de Deus? Quem nos separará do amor de Cristo? Nem a morte, nem a vida, nem os anjos Nem os principados, nem as potestades…e nem a música “não cristã”

Carlos Rizzon
WWW.IGREJAURBANA.COM

Ps. NÃO TENHO O INTERESSE EM INCITAR OU INCENTIVAR NINGUÉM A OUVIR OU TOCAR MÚSICA NÃO EVANGELICA. SE VOCÊ SERVE EM UM MINISTÉRIO QUE CONDENA ESTA PRÁTICA, FIQUE NA OBEDIÊNCIA E NÃO TOQUE OU OUÇA MÚSICAS NÃO EVANGELICAS.

58 comentários em “Música secular e Música não cristã”

  1. Olá Flávio e bem vindo ao nosso website e obrigado por comentar. Flávio é necessário definir algumas coisas antes de afirmar o que é ou não de Deus, o que é secular e o que é sagrado. Precisamos também procurar saber as características do que faz uma canção ser ou não cristã para se tomar uma decisão. Infelizmente a ótica evangélica é um pouco deturpada e isto sem contar que acreditam ser proprietários de Deus. Deus não está limitado a nenhum seguimento religioso, seja evangelico, católico ou qualquer religião. Deus é Deus e ele se manifesta como quer, onde quer e através de quem Ele quer, grande abraço, Pr. Carlos Rizzon

  2. Wellington Mance

    Tenho apreço por instrumentos diferenciados, tenho flautas, didgeridoo, kalimba, instrumentos de percussão, coisas que saem do quadrado musical (baixo, guitarra, órgão, bateria).
    Bom o problema é que conheço pouquíssimas bandas ou nenhuma, e olha que procuro, que saiam desse som convencional que encontramos na igreja. Tenho um grande problema em estudar, me espelhar ou simplesmente “curtir” um som.
    Do modo como vejo o Criador e o sinto, em sua Magnificência, Majestade e Onipresença e de como vejo a música e a sinto, não encontro nada nos ditos “cristãos” como vejo nos hindus e xamanísticos, por exemplo, concordo, quando falamos de que a música em si não deve ser exaltada e sim o Altíssimo, mas são sons que constatam a maravilha da criação e a Glória de Deus.
    Sabemos que Um somente é Deus Criador, Adonai Elohim, mas eles não o sabem, pois adoram o que não conhecem, são doutrinas luciferianas, muitos deles desconhecem a verdade por detrás de cada “religião”. São assim cegos, iguais a tantos outros artistas, crentes ou não. Como posso diferenciar Milton Nascimento e Gaia Pia de Stênio Marcius e Carlinhos Veiga, todos falam da terra e das coisas da vida, falam do Criador.
    Todos nós temos um ritmo que nos agrada mais, é fácil quando escuto rock e me converto, existem em todos os ritmos, do metal ao indie, do screamo até coisas “cabulosas”, rsrs… ou então pagode e sertanejo universitário e a sua leva massificada de ouvidores…
    A questão é: sempre vejo muitas pessoas falando sobre ouvir musica “secular”, separa-las ou junta-las ao “profano”. Diferenciar música cristã da “secular”-“profana”-“encapetada”… mas, e com a ” Nova Era ” e seus ritmos diferenciados, como o chill-out e ambience, bandas que tem como bases flautas, sitars, didgeridoos, hang-drums, percussões variadas, ou seja, O QUE FAZER PARA SACIAR A FOME ARTÍSTICA DE PESSOAS COMO EU???
    O que fazer com a grande massa ALTERNATIVA deste mundo??? não adianta “enfiar” dois ou três versículos goela a baixo, dizer o que é licito e o que não convém, ou falar de rebeldia contra as lideranças e tal.
    Concordo que hoje muita música é feita por dinheiro, por status, para agradar a homens, tantos os “neo pentecostais” ou os “reformados”, desculpa a grosseria, fazem para agradar a seus ventres, doutrinários que dizem que pode ouvir, doutrinários que dizem que não podem ouvir (Colossense 2;20).
    Uma coisa creio : Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. Colossenses 1:16
    Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. João 1:3
    Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Romanos 11:36.

    Também creio que nem os “faz chover”, nem os “sapinhos da lagoinha”, nem os “cinco solas”, nenhum até hoje me mostrou algo de produtivo no tocante a esta massa, pequena no Brasil, mas muito grande na Europa, por exemplo.

    Volto a perguntar :

    O QUE FAZER PARA SACIAR A FOME ARTÍSTICA DE PESSOAS COMO EU???
    O QUE FAZER COM A MASSA ALTERNATIVA DESTE MUNDO???

    Estamos aqui , mesmo que ninguém nos veja, estamos aqui.

  3. Obrigado Wellington por ter tirado um tempo para comentar em nosso website, creio que a resposta para a sua dúvida está na palavra que nunca falha e no evangelho de João 4:23 diz que já não existe uma forma predefinida de adoração e muito menos um local predefinido para esta adoração. A única regra para a adoração é que ela seja feita em espírito e em verdade. Já que o irmão gosta de tocar este tipo de instrumento pouco difundido faça o para a glória de Deus (manifestação) e em espírito e em verdade, grande abraço e fique na paz, Pr. Carlos Rizzon

  4. Olá Pastor, a paz do Senhor. Sou cristão e sempre toquei dentro e fora da igreja. Hoje participo de uma banda cristã e faço um trabalho profissional em uma banda de sertanejo romântico. No seu artigo o senhor citou que qualquer profissão sendo a pessoa mal caráter pode desonrar a Deus, graças a Deus não pretendo desonrar ao Senhor Jesus no que faço, rejeito tudo o que não me compete fazer (mulheres, bebidas e etc) só estou mesmo para ganhar meu dinheiro e pagar as minhas contas. O que o senhor acha disso? Fica na paz do Senhor!

  5. Olá Carlos. Você acredita que o homem é falível? Então, nos somos completos pela misericórdia de Deus. Mas , você como “pastor” dizer que ta tudo bem ouvir música secular soa meio estranho. Tiago 3:11 diz: acaso pode sair água doce e água salgada da mesma fonte? Musica secular pra mim se resume nisso. Como pode um cantor secular que fala de sexo, drogas, revolta e outras coisas mais ser admirado. Quanto aos evangélicos que provocam escândalo e usam de má fé para seu próprio benefício terá sua parte no juízo final. Mateus 18:6. Quanto aos músicos profissionais, o mercado gospel é enorme e existe muito trabalho com música e também trabalhos alternativos. Se realmente for temente a Deus e busca-lo verdadeiramente, não precisarão preocupar. Lucas: 12 – 22,34. Discernimento é um dom nos dias de hoje, as pessoas buscam aqueles que concordam e apoiam suas ideias. E você esta dando suporte errado àqueles que querem defender seu próprio interesse. João 6: 60. Reflita em Mateus 18:6. Sua responsabilidade é maior que música “secular”. Abraço.

  6. Boa noite Wesley, você leu o artigo ou fez como a maioria dos Brasileiros que “correm o olho” e já tiram suas próprias conclusões. Fiz a pergunta porque afirmar que eu disse estar ok em ouvir músicas seculares mostrou claramente que você não leu o artigo todo, mas simplesmente “correu o olho”. Leia o artigo todo, tire sua máscara religiosa e depois, deixe Deus falar com você e depois a gente conversa, grande abraço para você e fique na paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *