Felicidade

Outro dia lendo a revista Linha Aberta, uma revista aqui da comunidade Brasileira me deparei com algo interessante. Americanos de um instituto de pesquisa, juntamente com outros órgãos Americanos criaram um mapa da felicidade, incrível não?…Como se isto fosse possível. O mais engraçado, talvez, (com certeza) muitas pessoas irão discordar de mim, é que colocaram como felizes os países ricos, com pouquíssimas exceções de uns países da América do Sul e Ásia, ditos desenvolvidos como os mais felizes. Mas como medir a felicidade? Seria a felicidade um destino ou uma caminhada? Muitas pessoas trabalham duro a vida toda tentando adquirir isto ou aquilo, seja carro, casa ou outro bem material. Aqui nos EUA temos a oportunidade de morar perto de pessoas que conseguiram através do trabalho duro, algumas pelo menos, ter uma reserva financeira boa, um carro bom, um iate. Pessoas que lutaram uma vida toda em busca da tal Felicidade, mas a grande maioria deles é infeliz.

Mesmo no seio da “igreja” é a mesma coisa, muitos saíram do Brasil e vieram acreditando que o problema se resolveria ganhassem mais dinheiro, se pudessem ter um poder de compra maior. Pensaram que o problema era meramente financeiro e uma vez sanado este problema tudo estaria bem.

Mas o que vemos, depois de um tempo vivendo fora, é que muitos começaram a perceber que dinheiro e bens materiais não trazem felicidade, aliás, algumas pessoas têm compartilhado comigo um fato triste: “De que adianta ter um carro bonito e na maioria das vezes não ter com quem compartilhar? De que adianta ter uma casa linda comprada com muito esforço e que muitas vezes as nossas mães, avós, irmãos, e parentes e em alguns casos não tão raros, os filhos não podem usufruir de tudo o que se conquistou?”. Existe uma frase que sempre tive o costume de dizer lá no Brasil, “Dinheiro? Ajunte quem quiser não fui eu quem espalhou!” nunca pensei que o dinheiro pudesse resolver o problema da humanidade, mas como diz algumas pessoas: “mas que dá uma mão isto dá”. É… chegamos a uma conclusão triste, triste porque o que para nós era solução fez perder o sentido de se ter, pensávamos também que trabalhando e tendo o reconhecimento do trabalho, como aqui temos, pelo menos a parte financeira já que muitos exercem trabalhos que estão fora da sua vocação e só fazem pela necessidade, poderíamos ser felizes, muitos de nós críamos que Felicidade era um destino; e nesse afã de se chegar ao destino Felicidade nos perdemos na caminhada e chegamos há um ponto de triste conclusão : TRABALHAMOS POR NADA !! Mas não é bem assim ! Você pode até me dizer; Conquistei muitas coisas !…. É mas estas coisas que você conquistou não te trouxeram a tão almejada Felicidade e o pior, nos tirou de um propósito maior de vida, nos tirou do caminho. O saldo não é nada agradável ! Dores nas costas, dores nos joelhos, os filhos nas drogas e quem sabe uma separação entre o marido e a mulher, isto na corrida pela Felicidade. Infelizmente a Felicidade não pode ser medida, aliás já me peguei várias vezes dizendo: Ah que tempo bom foi aquele !! Eu era Feliz e não sabia !! E muitos de nós pensamos assim de vez em quando. A caminhada é que faz a felicidade… mas como estes institutos podem ousar em medir a felicidade ? Como medir algo relativo e abstrato como a Felicidade ?….como medir a felicidade do povo Brasileiro ?…Nunca andaram num carrinho de rolimã ! Nunca jogaram queimada ! E aquela pelada no campinho ? … Nunca brincaram de Policia Ladrão, nem de bandeirinha !! E nem nunca roubaram manga no pé do vizinho… (já pedi perdão a Deus rsrsrs). Me lembro de quando era garoto, lá em Belo Horizonte, eu e alguns amigos sentávamos em um banquinho na frente de casa e ficava lá batendo papo até altas horas ou até mãe da gente gritar para entrarmos. Ah como era bom! Ou quando, depois de ter retornado para Jesus ficavamos Eu, Carlésio, hoje Pastor Carlésio, Valéria, hoje minha esposa… ficávamos na “quininha” do sanduíche do Clayson até de madrugada fazendo planos de ter um culto jovem na igreja onde congregávamos, a 1ª Igreja Batista de Vista Alegre em BH, MG… Imaginando como seria no futuro…Após um tempo demos início ao projeto jovem e conseguimos arrebanhar muito jovens para Jesus e causar uma revolução no bairro Nova Cintra. Depois de alguns anos o culto jovem ganhou força e virou o culto jovem Fraternão, mais adiante, como não se poderia evitar o culto jovem se transformou em uma igreja. Ousamos sonhar e o sonho concretizou, ousamos crer e Deus nos honrou! Pois bem meus amigos… Felicidade não é um destino, mas uma caminhada e você pode hoje escolher fazer um futuro feliz, tomando decisões corretas e vivendo pelas conseqüências destas decisões, decida-se por Jesus hoje, você terá de “lambuja” Paz… Nem vou te explicar, pois não tem como entender, Segurança, Felicidade e certeza que você estará caminhando nesta Felicidade de saber que com Jesus Cristo é possível ser feliz.

Na Paz daquele que transforma toda tristeza em Felicidade,

Carlos Rizzon