O que significa ser Cristão?

No ano de 2008 quando retornei dos EUA depois de morar lá por quase 10 anos resolví seguir algo que Deus tinha posto no meu coração na época do seminário; “Escreve a visão, e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler até quem passe correndo”.

Após passar um material para um irmão que trabalha como web designer para que fosse inserido como conteúdo para o nosso site, o Igrejaurbana.com ele se identificou com a visão que Deus nos havia dado e ficou entusiasmado.
O texto abaixo surgiu depois na terceira reunião derivando das observações que fizemos, boa leitura.

Estamos nos reunindo já como Igreja Urbana pela Terceira vez, e o tópico do estudo não poderia ser mais apropriado. Infelizmente muitos tem se acomodado dentro das igrejas e nem sabem o que realmente significa ser Cristão. A pergunta era: “O que significa ser cristão?“.
Para a grande maioria que alí estava a pergunta parecia ser um tanto infantil, já que foram criados desde pequeno indo à igreja. Pudemos ver o quanto é difícil definir o “ser cristão”.

Depois de dadas as opiniões fomos conduzidos a analisar a luz da palavra de Deus sobre significado do ser cristão, quais as implicações de ser cristão, como acontece e quais as características de ser cristão. Lemos no evangelho de João capítulo 8 verso 31 que diz: “Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos;” o texto é tão claro que não se faz necessário fazer exegese e nem pedir uma revelação especial. Este texto nos mostra uma das condições para sermos discípulos de Jesus. A palavra deve permanecer em nós, o verbo deve permanecer em nós, e este texto me sugere outro texto da bíblia que diz: “Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'”.” (Mateus 4:4) Devemos nos alimentar da palavra de Deus, viver a palavra de Deus, moldar nossas atitudes à luz da palavra de Deus.

Isto me lembrou o caso de um irmão muito querido que conheci nos EUA que sempre que conversávamos citava que na polícia quando ele serviu ele aprendeu assim, o pai dele o havia ensinado assim e o tempo que ele viveu no interior (na roça) o tinha ensinado a agir assim, um dia movido pelo Espírito Santo de Deus eu o confrontei em amor e disse a ele que apesar de já ser cristão há pelo menos 12 anos as referências pelas quais ele agia ou reagia à determinadas situações eram a polícia, o pai ou o tempo em que ele viveu na roça. Em determinado ponto da conversa eu o perguntei: “Qual o impacto que a palavra de Deus teve na sua vida?
Suas ações e reações eram determinadas por referências externas e não pelo Espírito Santo.

Assim muitas pessoas têm vivido usando referências mundanas para tomar atitudes, não que seja errado ouvir os pais, afinal de contas o que somos é o resultado de nossa vivência. Outro texto que nos chamou a atenção foi 1 João 3:16 ; “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos “, Este texto nos diz algo muito importante e vital para o Cristão e a vida Cristã que é o amor. O ser cristão implica em desenvolver relacionamentos, na vertical com Deus, na horizontal com o próximo e ter uma disposição de se for necessário dar a vida pelo irmão. Definir o “ser cristão” não é uma das tarefas mais fáceis, ser um cristão é menos ainda, mas nós que temos o Espírito Santo somos guiados a toda verdade e convencidos do pecado, da justiça e do juízo por este mesmo Espírito Santo. O seguinte ponto abordado na reunião foi; Já que somos cristãos, em prol de que nós militamos? Somos a favor de que? Esta pergunta foi elaborado com a intenção de averiguar o que cada um pensava sobre o que significava ser Cristão e quebrar paradigmas e pensamentos que foram assimilados durante a vida Cristã e levar as pessoas a pensar “fora da caixa”, fora do formato pré-estabelecido.

É comum ouvirmos: Crente não fuma, não bebe, não se prostitui, não transa fora do casamento…E etc mas a grande maioria não consegue descrever a que eles estão neste mundo como Cristãos, apontar o erro é muito fácil, mas identificar nossa função no meio do caos e o que pode ser feito através de nós não é tão fácil assim.
Abaixo algumas perguntas que pode nos ajudar a entender o que signifca ser Cristão.
Qual é o assunto da mensagem de Cristo? O que exatamente significa o Evangelho do Reino? E você que está lendo este artigo o que exatamente significa ser Cristão na sua opinião?

Carlos Rizzon

3 comentários em “O que significa ser Cristão?”

  1. Ser Cristão é representar o Reino de Deus, alguns o fazem bem e outros o fazem mal. Alguns querem fazer bem mais acabam fazendo mal, no entanto não fazemos o que desejamos, mas o mais importante de tudo é apresentar este Reino as pessoas que precisam, não com um livro e folhetinhos somente, disparando referencias automaticamente, como algo programado, e sim levando a palavra em expressões na vida, em atitudes, vivendo e aplicando em nossa própria vida e levando a outras pessoas, interagindo com amor e graça, assim como nos fora apresentada. Esta é minha visão, não exatamente como penso e pratico, pois isto transede o meu conhecimento e não encontro palavras suficientes para definir o que é ser Cristão, mas poderia responder essa perguntar mostrando em uma atitude! Graça e Paz a todos!

  2. Ser Cristao! Eu concordo com a Biblia tudo que Jesus nos referi como Cristão. E o referido neste site,esta muito bem explicado dentro da Palavra de Deus, a Biblia.
    Se voce ama a Cristo Jesus e o seu próximo, voce com certeza irá fazer o que se referi ao ser cristão, e o que podemos ver é o que a biblia nos mostra. Que o mundo havia de evoluir, progresso, crescer em vários sentidos, tecnologia e etc….discordo do ponto de vista do comentarista acima, nada pessoal mas devemos sim utilizar de todos recursos que podemos para anunciar o Reino de Deus, desde que seja honesto puro, sem corrupção e distorcer a palavra de Deus para benefício próprio, mas com certeza seja com folhetos, outdoor, faixas ou evangelismo face to face, ou mesmo radio e computador. O importante é que seja anunciado Jesus como o Unico Deus e Salvador da humanidade.Tudo que fazemos, devemos fazer sim projetado, programado e com ordem e decência, porque quando não buscamos no Senhor direção e fazemos sem diretrizes e planejamento, fazemos muitas vezes só o que é da vontade do homem e muitas vezes visam somente seus intereses e muitos são prejudicados. Por isto vamos anúnciar Jesus! seja com folhetinhos, livros, hinos faixas e muito mais…Deus deixou recursos para usarmos. Um abraco a todos leitores, que Deus os abençoe em Cristo Jesus!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.