CARTILHA NEOTESTAMENTÁRIA

Esta cartilha foi encontrada no site www.renovatiocafe.com e creio desta mesma forma, ainda quero colocar a base bíblica para algumas das argumentações propostas aqui.

IGREJA – Não é um prédio. Não consigo chamar de Igreja uma construção/edificação. Não é um lugar aonde se vai ou se chega. É o ajuntamento de pessoas, mas precisamente os crentes em Jesus Cristo (nascidos de novo), sem estar associado a um prédio, denominação ou doutrina. É o corpo de Cristo. Etimologicamente são os chamados para fora. Eu e você somos ou fazemos parte da Igreja desde que não seja uma denominação qualquer – nada contra elas e também nada tenho a ver com a tal “Igreja Local”.

TEMPLO – Jamais poderei considerar, chamar ou me referir a qualquer que seja o edifício onde parte de Igreja de Jesus Cristo se reúne como templo. Templo não é um edifício, e caso alguém pense assim, pode ter certeza, Deus não mora ali – foi construído por mãos humanas. Este tipo de templo foi usado antes de Jesus e foi abolido por Ele mesmo para que nos tornássemos sua habitação. Nós, os que cremos em Jesus como único Senhor, salvador e Deus, é que somos templos. O Espírito Santo vive em nós. Conseqüentemente, a profanação do templo não é desrespeitar leis doutrinárias dentro de um prédio de uma denominação. Seja ela qual for (exemplo, fumar lá dentro). Mas profanar o templo é corromper-se a si mesmo. Pecar contra a casa de Deus é o pecado em si mesmo ou contra teu irmão.

CASA DO TESOURO – Nem existe mais. Foi abolida junto com o templo. Se você não sabia, também não era o templo antigo, mas sim um depósito de mantimentos onde levitas e necessitados de todos os tipos tiravam sua comida.

LEVITA – Não é músico de igreja local. Não existe mais, pois acabou junto com o sacerdócio de Arão. Este deu lugar ao superior e mais perfeito sacerdócio de Cristo que era segundo a ordem de Melquisedeque. O próprio Jesus, sumo-sacerdote eterno e celestial nem era levita, nunca prestou serviços sagrados no templo antigo, e ainda era descendente de Judá. Mesmo assim tem crente querendo ser levita – por isso que eu digo, está querendo recosturar o véu que Jesus rasgou.

LOUVOR – Não é somente a parte musicada de uma reunião de crentes. Quis dizer, não é somente a música; também é a música. Para mim é triste ver que restringiram o louvor as músicas.

Etimologicamente a palavra louvor significa “barulho” (literalmente). Mas dentro do contexto bíblico é muito mais abrangente – barulho, músicas, cantos, salmos, enfim, atitudes práticas que exaltam o nome de Deus (YAWEH). Para mim louvor é o conjunto de ações, gestos e enaltecimento de Deus em nós. Louvar é deixar Deus ser glorificado através de si mesmo além da música e também na música.

ADORAÇÃO – Jamais poderá ser somente a musiquinha lenta; pois da mesma maneira que se referem ao louvor como somente a música, também se referem à música lenta e calma como adoração. Costumo ouvir: “Quem irá fazer o louvor hoje? ou, Tem que começar com louvor e terminar com adoração.” Adoração é o amor extremo e excessivo de uma pessoa em relação a alguém. Quando alguém ama dessa maneira, toda sua vida – seus atos – serve para honrar a pessoa amada. Em nosso caso, deveria ser Deus, Jesus e o Espírito Santo. Adorar é paixão intensa e presente em tudo o que fazemos ou pensamos, não a música mais calminha da parte musical da reunião.

CULTO- Não é somente a reunião da igreja de domingo ou qualquer que seja o dia. É a vida como um todo. Cultuar é dedicar-se integralmente a Deus (João 4:23)

ALTAR – Era o lugar onde os antigos hebreus (VT) sacrificavam a Deus – outros povos também faziam isso aos seus deuses. Mas atualmente atribui-se o nome a um púlpito de igreja local – o lugar onde o pastor prega. Porém altar não é púlpito e nem palco de denominação local. Prefiro manter o sentido original que é “lugar de sacrifício”. Para mim, uma vez que somos casa de Deus (templos de carne e não de tijolos), que o culto deverá ser nossa própria vida e o louvor depende de uma atitude pessoal para o nome de Deus ser exaltado; altar é nosso coração – lugar de sacrifício. (I Coríntios 3:16) (I Coríntios 6:19). (Efésios 2:20,22)

SACERDOTE – Aprendi que na igreja neo-testamentária o termo sacerdote jamais foi atribuído ao indivíduo, logo, sacerdote não é somente o pastor, profeta, apóstolo, líder, etc., mas todo povo de Deus. Somos um reino de sacerdotes. A divisão entre clero e leigo é um preceito maligno, e que tem como objetivo usurpar o poder que Deus deu a sua Igreja. Juntos somos um reino de sacerdotes independente do dom ou talento que pela graça de Deus recebemos – para edificação da Igreja.Sacerdotes pelo fato de podermos andar com Deus, interceder pela nossa própria vida e também pelas pessoas que ainda estão perdidas.(I Pedro 2:5)

É isso ai. Por enquanto é somente isso, mas depois volto a escrever a minha cartilha. Ouço das pessoas a seguinte pergunta: “Tropical, você realmente acha que isso tem importância? Que se as pessoas chamarem o músico de levita, (e assim por diante), mudará alguma coisa? Você acha que isso implica em perda de salvação ou comunhão com Deus? A minha primeira resposta é o exemplo do que tem acontecido de fato. Basta ouvir e assistir um pouco de programação evangélica e atentar ao que estão fazendo. Eu digo que tenho visto uma perda dos valores, da liberdade e do esclarecimento pessoal pelo fato da deturpação do sentido verdadeiro de cada ato de Jesus. Pois se não entendermos a mudança que aconteceu em Jesus, a troca de testamento e o que isso implica, cairemos numa malignidade religiosa. Pois tudo se tornará apenas um culto ritualístico e nada de vida com Deus. Costumo dizer que o conhecimento do significado das palavras, certo ou errado, forma uma geração, boa ou ruim.

Valeu galera,

Pr. Carlos Rizzon

by Paulo David Muzel Jr – Tropical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *