No ano de 2008 quando retornei dos EUA depois de morar lá por quase 10 anos resolví seguir algo que Deus tinha posto no meu coração na época do seminário; “Escreve a visão, e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler até quem passe correndo”.
Após passar um material para um irmão que trabalha como web designer para que fosse inserido como conteúdo para o nosso site, o Igrejaurbana.com ele se identificou com a visão que Deus nos havia dado e ficou entusiasmado.
O texto abaixo surgiu depois na terceira reunião derivando das observações que fizemos, boa leitura.
Estamos nos reunindo já como Igreja Urbana pela Terceira vez, e o tópico do estudo não poderia ser mais apropriado. Infelizmente muitos tem se acomodado dentro das igrejas e nem sabem o que realmente significa ser Cristão. A pergunta era: “O que significa ser cristão?“.
Para a grande maioria que alí estava a pergunta parecia ser um tanto infantil, já que foram criados desde pequeno indo à igreja. Pudemos ver o quanto é difícil definir o “ser cristão”.
Depois de dadas as opiniões fomos conduzidos a analisar a luz da palavra de Deus sobre significado do ser cristão, quais as implicações de ser cristão, como acontece e quais as características de ser cristão. Lemos no evangelho de João capítulo 8 verso 31 que diz: “Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos;” o texto é tão claro que não se faz necessário fazer exegese e nem pedir uma revelação especial. Este texto nos mostra uma das condições para sermos discípulos de Jesus. A palavra deve permanecer em nós, o verbo deve permanecer em nós, e este texto me sugere outro texto da bíblia que diz: “Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus'”.” (Mateus 4:4) Devemos nos alimentar da palavra de Deus, viver a palavra de Deus, moldar nossas atitudes à luz da palavra de Deus.
Isto me lembrou o caso de um irmão muito querido que conheci nos EUA que sempre que conversávamos citava que na polícia quando ele serviu ele aprendeu assim, o pai dele o havia ensinado assim e o tempo que ele viveu no interior (na roça) o tinha ensinado a agir assim, um dia movido pelo Espírito Santo de Deus eu o confrontei em amor e disse a ele que apesar de já ser cristão há pelo menos 12 anos as referências pelas quais ele agia ou reagia à determinadas situações eram a polícia, o pai ou o tempo em que ele viveu na roça. Em determinado ponto da conversa eu o perguntei: “Qual o impacto que a palavra de Deus teve na sua vida?
Suas ações e reações eram determinadas por referências externas e não pelo Espírito Santo.
Assim muitas pessoas têm vivido usando referências mundanas para tomar atitudes, não que seja errado ouvir os pais, afinal de contas o que somos é o resultado de nossa vivência. Outro texto que nos chamou a atenção foi 1 João 3:16 ; “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e nós devemos dar a vida pelos irmãos “, Este texto nos diz algo muito importante e vital para o Cristão e a vida Cristã que é o amor. O ser cristão implica em desenvolver relacionamentos, na vertical com Deus, na horizontal com o próximo e ter uma disposição de se for necessário dar a vida pelo irmão. Definir o “ser cristão” não é uma das tarefas mais fáceis, ser um cristão é menos ainda, mas nós que temos o Espírito Santo somos guiados a toda verdade e convencidos do pecado, da justiça e do juízo por este mesmo Espírito Santo. O seguinte ponto abordado na reunião foi; Já que somos cristãos, em prol de que nós militamos? Somos a favor de que? Esta pergunta foi elaborado com a intenção de averiguar o que cada um pensava sobre o que significava ser Cristão e quebrar paradigmas e pensamentos que foram assimilados durante a vida Cristã e levar as pessoas a pensar “fora da caixa”, fora do formato pré-estabelecido.
É comum ouvirmos: Crente não fuma, não bebe, não se prostitui, não transa fora do casamento…E etc mas a grande maioria não consegue descrever a que eles estão neste mundo como Cristãos, apontar o erro é muito fácil, mas identificar nossa função no meio do caos e o que pode ser feito através de nós não é tão fácil assim.
Abaixo algumas perguntas que pode nos ajudar a entender o que signifca ser Cristão.
Qual é o assunto da mensagem de Cristo? O que exatamente significa o Evangelho do Reino? E você que está lendo este artigo o que exatamente significa ser Cristão na sua opinião?
Carlos Rizzon
Ser Cristão é representar o Reino de Deus, alguns o fazem bem e outros o fazem mal. Alguns querem fazer bem mais acabam fazendo mal, no entanto não fazemos o que desejamos, mas o mais importante de tudo é apresentar este Reino as pessoas que precisam, não com um livro e folhetinhos somente, disparando referencias automaticamente, como algo programado, e sim levando a palavra em expressões na vida, em atitudes, vivendo e aplicando em nossa própria vida e levando a outras pessoas, interagindo com amor e graça, assim como nos fora apresentada. Esta é minha visão, não exatamente como penso e pratico, pois isto transede o meu conhecimento e não encontro palavras suficientes para definir o que é ser Cristão, mas poderia responder essa perguntar mostrando em uma atitude! Graça e Paz a todos!
Ser Cristao! Eu concordo com a Biblia tudo que Jesus nos referi como Cristão. E o referido neste site,esta muito bem explicado dentro da Palavra de Deus, a Biblia.
Se voce ama a Cristo Jesus e o seu próximo, voce com certeza irá fazer o que se referi ao ser cristão, e o que podemos ver é o que a biblia nos mostra. Que o mundo havia de evoluir, progresso, crescer em vários sentidos, tecnologia e etc….discordo do ponto de vista do comentarista acima, nada pessoal mas devemos sim utilizar de todos recursos que podemos para anunciar o Reino de Deus, desde que seja honesto puro, sem corrupção e distorcer a palavra de Deus para benefício próprio, mas com certeza seja com folhetos, outdoor, faixas ou evangelismo face to face, ou mesmo radio e computador. O importante é que seja anunciado Jesus como o Unico Deus e Salvador da humanidade.Tudo que fazemos, devemos fazer sim projetado, programado e com ordem e decência, porque quando não buscamos no Senhor direção e fazemos sem diretrizes e planejamento, fazemos muitas vezes só o que é da vontade do homem e muitas vezes visam somente seus intereses e muitos são prejudicados. Por isto vamos anúnciar Jesus! seja com folhetinhos, livros, hinos faixas e muito mais…Deus deixou recursos para usarmos. Um abraco a todos leitores, que Deus os abençoe em Cristo Jesus!
Super claro! Esclareceu minhas duvidas!