Familia, Igreja e Sociedade

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que me senti muito honrado quando fui convidado a escrever este artigo para o site da Comunidade de Vida Cristã.

Estando fora já há alguns anos tenho acompanhado as noticias do Brasil, E observei que de uns anos para cá que a criminalidade se alastrou de forma assustadora. Mas o mais incrivel é que dentre estes, os crimes relacionados á familia cresceram muito.

Falta-me os dados estatisticos, mas creio que de certa forma nos perguntamos: Porque esta onda de crimes contra a familia ? Ainda que a resposta é muito óbvia, creio que nós os que somos servos do Deus vivo, a igreja dos últimos dias, a Ekklesia do Senhor Jesus, não podemos ficar simplesmente “deixando a banda passar” e não nos indignarmos. Na verdade a “igreja” esta quase invisivel neste contexto. Vimos recentemente a posse do novo papa, alguém que defende uma instituição e um “pseudo-cristianismo”, falando coisas que deveria sair de nossas bocas, nós é que deveriamos estar indignados, mas infelizmente não é assim. Fato é, que, nos misturamos demais às coisas do mundo, dos cuidados do mundo, estamos como a lagosta que, sendo cozida nem percebe a morte chegar, os mesmos cuidados que o próprio Jesus nos advertiu que nos abstivéssemos , como nos diz o livro de Marcos no cap. 4 v. 19 “ Mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça doutras coisas, entrando, sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.” Estes cuidados do mundo”, nos viraram de cabeça para baixo, ou seja, nos fizeram focalizar outras coisas, fazendo com que a coisa principal deixasse de ser a coisa principal e colocamos coisas como dinheiro, bem estar social, auto-estima entre outras coisas como prioridade, não que isto seja errado, mas focalizar somente nisto é que esta errado…..se formos escrever tudo o que está relacionado a cuidados deste mundo a lista será muito grande. Não há como falar de familias sem falar em valores do Reino, fé, principios de Deus. Já estamos trabalhando, eu e minha esposa a quase 6 anos com familias e com o seminário Veredas Antigas, o qual tivemos a privilégio de trazer para o Estados Unidos na lingua portuguêsa, pois só eram ministrados aqui em inglês e espanhol, temos visto o quanto as familias tem sido atacadas, o mais incrivel é que estes ataques acontecem dentro da própria família, de onde deveria vir a instrução adquirida pelos anos de convivência e intimidade com o Senhor; pelo contrário, pais cristãos, que nunca foram tratados pelo Senhor, começaram a fazer uso do sistema mundano de correção e isto tem gerado este caos que infelizmente vemos dentro das igrejas e que refletem pela sociedade afora, onde deveria ser o contrário, pois somos agentes de Deus para operarmos mudânças, mas ao invés “amaldiçoamos”, ainda que sem a intenção, aos nossos filhos, os corrigimos de forma errada, agindo dentro de um padrão mundano, mas há a forma correta, há o sistema de Deus de como corrigir. Este breve artigo poderia se tornar um estudo com várias páginas, devido à profundidade e gravidade do assunto.

Mas graças a Deus, que vela pela família, levantando homens com o coração no reino de Deus, que buscam por ouvir a voz do Pai, que sabem que a família esta no coração de Deus, é que existem ministérios como Veredas antigas, Pr. Jaime Kemp, Focus on the Family entre outros comos estes que se preocupa com o bem estar das famílias.

Imagine, ainda que possa parecer utópia um sociedade melhor, a igreja com, pelo menos metade dos problemas que tem, (os pastores iam amar isto….) a restauração da família tem uma implicação social e espiritual muito grande e eu creio que é possivel reverter o quadro atual que temos visto já por anos, ao invés de crimes, famílias unidas, ao invés de meninos de rua, pais que realmente tem responsabilidade e cuidam dos filhos, ao invés de traficantes, pessoas amadas que se preocupariam com o próximo, que poderiam estar fazendo algo mais em prol do mundo, da sociedade….. pois é ……. isto tudo se origina na família, como se pode ver , temos muito trabalho pela frente e Deus conta conosco pois somos agentes de mudânça para mudar esta geração.

Fiquem na Paz !!!…. aquela que excede todo entendimento

Carlos Rizzon