A Igreja é um Templo (Edifício)

As vezes penso em escrever sobre determinado assunto e começo a procurar na net algo relacionado e quando encontro algo bom e com boa base Bíblica eu desisto da idéia e uso o artigo encontrado. Este foi encontrado no Blog da Comunidade NC de Los Angeles,EUA.

Nota ao dono do artigo: Caso não se sinta confortavel em usarmos o seu texto, por favor nos envie um email solicitando a retirada que o faremos  na primeira oportunidade.

Imagens do Novo Testamento para a igreja

Jesus foi o primeiro a introduzir a idéia da igreja como um edifício. Mas antes de continuar, deixe-me dizer que a igreja não é o prédio onde ela se reúne. Não era essa a idéia que Jesus tinha da igreja. Mateus 16.18 é a passagem com a qual vamos começar. Mas antes de fazê-lo, vamos ver um conceito interessante. Ao ler o Antigo Testamento vemos que todas as vezes que alguém tinha um encontro com Deus, eles erigiam um monumento. Abraão, Isaque, Jacó e vários outros personagens bíblicos fizeram assim, ou seja, eles marcaram o lugar onde Deus os encontrou. Esse pensamento culminou com a construção de um templo que era o lugar de habitação de Deus. Quando Jesus veio ao mundo Ele introduziu um novo conceito. De agora em diante Deus está construindo um novo templo. Deus decidiu transformar a sua igreja num templo, numa construção (espiritual) na qual Ele habita.

Voltemos a Jesus. Ele disse em Mateus 16.18 “Você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja…”. A palavra edificar era usada para a construção de casas. Por isso dissemos que a introdução da figura da igreja como uma construção veio do próprio Jesus.

Essa idéia está presente em todo o Novo Testamento. Em 1 Coríntios 3.16 Paulo pergunta: “Vocês não sabem que são o santuário de Deus e que o Espírito Santo habita em vocês?”. Aqui vemos o novo conceito introduzido por Jesus de que de agora em diante nós somos o lugar de habitação de Deus, não prédios e construções materiais.

Em 1 Timóteo 3.14-15 Paulo afirmou: “Escrevo-lhe estas coisas, embora espere ir vê-lo em breve; mas se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade”.

Em Efésios 2.20-21, o apóstolo Paulo diz: “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como a pedra angular, no qual todo edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito”.

Em 1 Pedro 2.5 o apóstolo Pedro afirma, “Vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual…”.

Existem implicações tremendas quando vemos a igreja como uma casa espiritual, templo santo, ou uma construção. Toda construção precisa de planta, precisa de planejamento. Isso quer dizer que se Deus usou a figura de uma construção para descrever a igreja, deve haver um tempo quando Ele planejou a mesma.

Outro dia desses estava lendo 1 Pedro 1.18-20 na paráfrase “The Message”. Aqui está minha tradução daquela passagem:

“A vida de vocês é uma jornada que vocês devem percorrer com uma profunda consciência de Deus. Custou a Deus muito caro tirar vocês deste beco-sem-saída, desta vida vazia na qual vocês cresceram. Como vocês sabem, Ele pagou com o sangue sagrado de Cristo. Ele morreu como um cordeiro sacrificial sem qualquer defeito. E isso não foi uma idéia de última hora, embora só agora – nos últimos tempos – tenha se tornado público”.

A igreja não foi idéia de última hora de Deus. Ele a planejou antes mesmo que o universo fosse criado.

Aqui estão algumas outras passagens que você pode ler sobre o planejamento de Deus: 1 Coríntios 2.7; Efésios 1.4; 2 Timóteo 1.9, 1 Pedro 1.20

Bom, se a igreja é um templo e Deus arquitetou (planejou) a edificação desse “edifício” antes da criação do universo, isso mostra o quão meticuloso Deus é com relação à igreja. Examine agora as implicações dessa figura:

1) Deus planejou tudo antes do início. Isso mostra que a igreja é o maior projeto de Deus e que não existe nenhuma outra maneira de você investir melhor a sua vida do que envolver-se com a igreja de Jesus Cristo.
2) O projeto de construção de Deus ainda não terminou (parece obra de igreja!). É o que Efésios 2.21 e 1 Pedro 2.5 afirmam. Somos uma obra inacabada e por isso, por enquanto, imperfeita. Tenhamos paciência uns com os outros.

Pra você meditar: Reflita nas passagens bíblicas que falam sobre edificação. Verifique o que Deus diz que edifica a igreja, como é o processo de edificação, etc. Aqui vão algumas sugestões: Efésios 4.16; 4.29; 1 Tessalonicenses 5.11; Judas 1.20

Posted by Blog da Comunidade NC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *