"AVIVAMENTO" – O engano de Toronto

Descobri este artigo no site da Igreja Batista Betânia do meu amigo Pr. Neil barreto e sinceramente não me assustei, mas confirmei o que muitas vezes passa por ceticismo na mente de alguns e agora Deus desvenda mais um destes movimentos estranhos que fazem com que as pessoas fiquem loucos por Jesus quando o mesmo nos pede um culto racional. vigiemos e oremos, exatamente nesta ordem, vigiemos pois….
Mateus 24:24
“porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.”

By: Paul Gowdy – Ex-pastor da Vineyard em Toronto

Levei nove anos até criar coragem e escrever este relato. Demorei porque não tinha convicção de que seria correto falar sobre as fraquezas do corpo de Cristo publicamente. Em segundo, porque tinha que fazer uma jornada espiritual de busca em minha alma e me convencer de que, o que havia ocorrido na Igreja Aeroporto de Toronto foi ruim ou pelo menos pior do que bom.

Durante alguns anos falei da experiência de Toronto como uma bênção misturada. Penso que James A. Beverly o chamou assim em seu livro “Risada Santa” e a “Bênção de Toronto 1994”. Hoje diria que foi uma mistura de maldição, concluindo que qualquer coisa boa que alguém recebeu através desta experiência pessoal é enormemente ultrapassada pela gravidade do mal e do engano satânico. Aqui residia meu grande dilema.

Tento viver a vida cristã no temor do Senhor e Jesus exortou-nos que um dos pecados sem perdão era a blasfêmia contra o Espírito Santo, isto é, atribuir a Satanás o que é de fato uma obra de Deus. Não quero correr o risco de admitir que a bênção de Toronto era de Deus ou de Satanás, mas creio que Satanás usou esta experiência para cegar as pessoas sobre as doutrinas históricas de Deus, em que o fruto cresce ao lado de uma vida de arrependimento, pois as pessoas não puseram a prova aquelas manifestações para saber se eram mesmo de Deus ou de espíritos enganadores, e não testaram para saber se as profecias eram mesmo de Deus.

Depois de três anos fazendo parte do núcleo da bênção de Toronto nossa Igreja Vineyard em Scarborough ao leste de Toronto, praticamente se auto-destruiu. Devoramo-nos uns aos outros com fofocas, falando mal pelas costas, com divisões, partidarismo, criticas ferrenhas uns dos outros, etc. Depois de três anos “inundados” orando por pessoas, sacudindo-nos, rolando no chão, rindo, rugindo, rosnando, latindo, ministrando na igreja Internacional do Aeroporto de Toronto, fazendo parte de sua equipe de oração, liderando o louvor e a adoração naquele local, praticamente vivendo ali, tornamo-nos os mais carnais, imaturos, e os crentes mais enganados que conheci. Lembro-me de haver dito ao meu amigo e pastor principal da igreja de Vineyard de Scaraborough em 1997 de que, desde que a bênção de Toronto chegou ficamos esfacelados. Ele concordou.

Minha experiência é de que as manifestações dos dons espirituais de 1 Coríntios 12 eram mais comuns em nossas reuniões antes de Janeiro de 1994 (quando começou a bênção de Toronto) do que durante o período da suposta visitação do Espírito Santo.

No período de 1992-1993 quando orávamos pelas pessoas experimentamos o que chamo de a verdadeira profecia, libertação e graça vindas de nosso Senhor. Depois que se iniciou a bênção de Toronto, os períodos de ministração mudaram, e as únicas orações que ouvíamos eram: “Mais, Senhor”; com gritos de “fogo!”, sacudidelas esquisitas do corpo, e expressões de “oh! uuu! iehh”.

Em 20 de janeiro de 1994 quinze pessoas de nossa igreja foram ouvir Randy Clark, pastor da Igreja Vineyard na Igreja do Aeroporto de Toronto. John Arnot (pastor da igreja do aeroporto) convidou-nos para ir até lá. Ele nos disse que Randy havia estado nas reuniões de Rodney Howard Browne e que a coisa estourou em sua igreja nas semanas seguintes. John esperava que algo acontecesse também entre nós. Ficamos felizes em nos dirigir até lá. Tínhamos uma igreja noutra localidade que havia começado em 1992. Era uma igreja do centro de Scaraborough, ligada ao grupo Vineyard, mas bem a leste da Igreja do Aeroporto. Éramos uma família grande e alegre. E porque éramos poucos tínhamos reuniões especiais, conferencias, etc.

No ano anterior a maioria de nossos líderes participou de uma curta viagem missionária à Nicarágua. Na ocasião gozávamos de muita comunhão uns com os outros. Desde que deixei de fazer parte das igrejas Vineyard li muitos comentários e análises críticas. Alguns escreveram que a bênção de Toronto era uma grande conspiração que trazia heresia ao corpo de Cristo. Minha convicção é de que a heresia e a apostasia são apenas o resultado, mas nada do que aconteceu ali era intencional. Estou convencido de que os líderes das igrejas Vineyard são pessoas sérias que experimentaram um novo nascimento, amam o Senhor, mas caíram no laço do engano. Não amou o Senhor o suficiente para guardar os seus mandamentos. Fracassaram por não obedecer as escrituras e se desviaram porque anelavam algo maior e grandioso, mais empolgante e dinâmico. Eu também cometi este pecado. Preguei sobre esta renovação na Coréia, no Reino Unido, nos Estados Unidos e aqui no Canadá, e estou profundamente arrependido ao escrever este relato, e peço-lhes que vocês, a noiva e o corpo de Cristo me perdoem. Especialmente os pentecostais e carismáticos, pois todos fazem parte de minha família teológica.

Sou um crente “evangelical”, sempre o fui e jamais cri que os dons espirituais cessaram no fim da era apostólica. Creio que minhas raízes evangélicas (minha família é de Batistas e eu tive uma experiência de conversão e novo nascimento na igreja Presbiteriana) começaram a abrir os meus olhos para os problemas com a chamada renovação. Hoje, olhando pra trás fico me perguntando como fiquei tão cego assim? Eu via as pessoas imitando cachorros, fazendo de conta que urinavam nas colunas da Igreja do Aeroporto. Observava as pessoas agirem como animais latindo, rugindo, cacarejando, fazendo de contas que voavam, como se asas tivessem, comportando-se como bêbados, entoando cânticos “sem pé nem cabeça”, isto é, sem sentido algum. Hoje fico perplexo em pensar que eu aceitava tais coisas como manifestações do Espírito Santo. Era algo irreverente e blasfemo ao Espírito Santo da Bíblia.

Naquele tempo pensava que, enquanto não ensinassem qualquer coisa que violasse as escrituras, o que experimentávamos e víamos podia ser encaixado no campo do que chamamos de exótico. É um zumbido de manifestações que não encontram justificativas na perspectiva bíblica. Ensinaram-nos nas pregações que tínhamos apenas duas opções: uma enfermaria pulsando a vida (de bebês) em meio a fraldas sujas e crianças chorando ou o cemitério, onde tudo está em ordem, mas só há mortos. Pastor jovem e inexperiente, optei pela vida no caos. Não percebia que Deus quer que amadureçamos e que cresçamos nele. Fiquei perturbado com a palavra profética que veio através de Carol Arnot (esposa do líder em Toronto), relatando-nos que tivera uma experiência de noiva ao ser conduzida à presença de Jesus. Ela afirmou que o que experimentou era muito melhor que sexo! Aquilo me perturbou e comecei a me perguntar: como alguém pode comparar o amor de Deus ao sexo?

Quando começamos a suspeitar de que os demônios estavam à vontade em nossos cultos, John Arnot ensinava que devíamos nos perguntar se eles estavam chegando ou saindo. Se estiver saindo deles, está bem! John defendia o caos afirmando que não devíamos ter medo de sermos enganados, pois se havíamos pedido ao Espírito Santo para nos encher; como Satanás poderia nos enganar?

Isto deixaria o diabo muito forte e Deus muito fraco. Ele afirmava que precisávamos ter mais fé num grande Deus que nos protegia do que num grande diabo que nos enganaria.

Tais palavras eram convincentes, mas totalmente contrárias as escrituras, pois Jesus, Paulo, Pedro e João alertaram-nos sobre o poder dos espíritos enganadores, especialmente nos últimos dias. Mesmo assim, não devotamos amor a Deus para lhe obedecer a palavra e, como conseqüência, abrimo-nos a ação de espíritos mentirosos. Que Deus tenha misericórdia de nós!

Finalmente a ficha caiu quando eu rolava pelo chão, certa noite, “bêbado no Espírito”, como costumávamos dizer, e ali, cantando e rolando no chão, comecei a cantar uma canção de ninar: “Maria tinha um cordeiro e seu pelo era mais alvo que a neve”. Cantei esta música infantil de maneira debochada e imediatamente alguma coisa em meu coração sussurrou que aquilo era um demônio [1]. Imediatamente me arrependi e fiquei chocado com aquela experiência. Como um demônio entrou em mim? Eu amava a Deus? Não era zeloso pelas coisas de Deus? Não era totalmente louco por Jesus? Percebi que um espírito imundo acabara de se manifestar através de minha vida e era culpado de um grande pecado. Depois disto me afastei da Igreja do Aeroporto (TACF). Não tinha convicção de que deveria denunciar aquelas experiências, mas senti que tínhamos fracassado em pastorear a bênção.

Depois que parei de freqüentar o TACF – Toronto Airport Church – tive que pastorear as conseqüências ou os frutos dali. Exemplo disto foi quando algumas pessoas voltaram de uma reunião e nos perguntaram se havíamos recebido a espada dourada do Senhor. Perguntei-lhes de que se tratava, imaginando que alguma palavra profética tivesse sido liberada em relação as escrituras, mas me responderam: “Não, não é a Bíblia; é uma espada invisível que somente os verdadeiramente puros poderão receber. Se for tomada de maneira errada, então será morto pelo Senhor. Mas, se você for santo o suficiente para recebê-la, então você poderá desembainhá-la pois ela cura Aids, câncer, etc. e produz salvação. A pessoa deve fazer gestos de ataque, imaginando ter em suas mãos esta espada invisível, avançando sobre as pessoas enquanto está em oração! Pensei: além do engano, a Igreja Aeroporto passou a fazer parte dos desenhos animados!

Esta “revelação” foi recebida pela Carol Arnott e depois repassada aos que eram mais santos. O mesmo aconteceu com as obturações de ouro. Pessoas de nossa congregação abriam a boca umas para as outras procurando os dentes de ouro que Deus colocara ali, para provar o quanto nos amava. Durante os anos que ali fiquei só ouvi uma vez uma mensagem de arrependimento pregada por um conferencista de Hong Kong, Jack Pullinger. A mensagem passou alto, bem acima de nossas cabeças, como um balão de gás; não estávamos ali para nos arrepender, e sim para fazer festa ao Senhor!

Depois de um ano na “bênção” preguei num encontro de pastores e falei: “Amigos, temos nos sacudido, nos arrastado pelo chão, rolamos por terra, rimos, choramos e adquirimos as camisetas da igreja. Mas não temos avivamento, nem salvação, nem frutos, nem aumento de evangelização, por isso, qual é a graça?”. Fui repreendido – afinal, quem era eu para anelar frutos quando o Senhor estava curando seu atribulado povo? Durante anos éramos legalistas, e Deus agora estava restaurando as feridas libertando-nos do legalismo. Aconselharam-me a não forçar o Senhor que os resultados apareceriam no temo certo.

Eu sabia que isto estava errado, pois o Senhor ordenou fazer discípulos de todas as nações. O argumento era: temos direito a um ano sabático, pois, quem sabe por quanto tempo Deus fará coisas novas e diferentes!

Por fim, não comentei a controvertida questão da ordenação de mulheres. Pessoalmente acredito, pelas escrituras, que as mulheres não devem ser pastoras ou presbíteras numa assembléia local. Eu poderia estar errado quanto a isto e existe muito debate na igreja a este respeito, e esta era minha convicção, mas as igrejas Vineyard estavam ordenando todas as esposas de pastores para serem co-pastoras com eles. Sou a favor de mulheres no ministério, mas creio que o papel do ancião/presbítero/pastor local foi reservado aos homens. Não fui eu quem escreveu a Bíblia, mas pela graça de Deus quero obedecer-lha daqui em diante.

Esta é minha história. Poderia continuar apresentando farta documentação dos excessos, loucuras, extravagâncias e pecados. Cantamos sobre o exército de Joel e o avivamento de bilhões como se fossem os dez mandamentos; e como sempre, parece que o avivamento já está chegando dobrando a esquina. No próximo mês, no próximo ano, etc. Jesus falou que, quando o Filho do homem voltar, encontrará fé na terra? Esta é a mensagem dominadora que tem sido ensinada em todo movimento profético, espiritual, especialmente do Vineyard. Às vezes imagino que eles pensam que vão dominar o mundo todo! Mas foi lá no Vineyard que aprendi uma frase de Paulo de que não devemos ir além da palavra escrita.

Concluindo, quero lamentar o dano, que eu pessoalmente perpetrei ensinando coisas que não são bíblicas. Eu me arrependo diante de vocês e diante de Deus. Eu não testei os espíritos quando a palavra ordena que assim seja feito. Todos os que estavam ali quando estas coisas começaram a acontecer sabem que o que escrevo é a verdade. Podem ter conclusões diferentes, especialmente se ainda promovem o “rio”.

Aos que estão no “rio” eu exorto; nadem para fora, existem coisas vivas na água que irão lhe atacar! Amo as pessoas da Igreja Aeroporto e o movimento Vineyard, mas penso que temos muitas contas a prestar; o Senhor lhes abrirá os olhos qualquer dia desses. Imagino que quando esta carta for publicada serei bombardeado por cartas de ambos os lados, alguns me condenando por ainda crer no ministério do Espírito Santo e andando no engano e alguns amigos antigos condenando-me por expor a sujeira ou por ser negativo com respeito a unção do Senhor. Bem, o Senhor conhece meu coração e por sua graça haverá de me guiar a toda verdade, pois quero conhecer a Jesus Cristo o crucificado.

Se você acha que estou no erro ore por mim para que o Senhor me abra os olhos, pois quero estudar a palavra e me tornar varão aprovado. Peço a todos os que lerem esta carta que orem para que o Senhor abra os olhos daqueles que estão sendo enganados. Quer sejamos líderes ou seguidores, somos amados de Deus e ele é um Deus perdoador. Ele afirma que se confessarmos nossos pecados ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

Creio que somos como a igreja de Laodicéia; pensamos que somos ricos, prósperos e sem necessidade alguma, e, no entanto não percebemos que estamos cegos e nus. Precisamos levar a sério o conselho de Jesus comprando ouro refinado no fogo (que fala do sofrimento e não de espíritos enganadores), vestiduras brancas para cobrir nossa nudez e colírio para os olhos para poder ver outra vez.

O Senhor nos chama ao arrependimento, e graças ao Senhor pelo que ele é, pois nos conduzirá e nos restaurará ao Pai. Se Deus me perdoou e abriu os meus olhos então poderá agir a favor de todos os que estão no engano.

Termino com o alerta de Paulo que permaneçamos firmes para não tropeçarmos em coisa alguma.

Sinceramente,

Paul Gowdy – Ex-pastor da Vineyard em Toronto

15 comentários em “"AVIVAMENTO" – O engano de Toronto”

  1. Quero parabenizar o amado pastor por este comentário, creio na palavra de Deus; o Espírito Santo não deixa ninguém possuído mas ele mora em nós, perdoe-me mas não vejo como um avivamento genuíno pois tudo que sai da descência não é de DEUS 1 Cor 14-40

  2. Meu querido satisfação tê-lo aqui no nosso site. Quando o Espírito Santo habíta a vida de uma pessoa realmente ele não permite que esta pessoa seja possuída.
    Obrigado pelo seu comentário e que os sonhos de Deus se realizem em sua vida.
    Fique na paz,

    Pr. Carlos Rizzon

  3. Cada um tenha a sua opinião, mais a minha é a seguinte, o avivamento em Toronto Vineyard foi e é uma benção,tá certo que algumas pessoas fugiu do termo se cheio do Espírito Santo, mais com certeza teve pessoas que foram transformado e cheia do Espírito Santo, como Bill Johnson que participou do movimento em Toronto que mudou a minha concepção de viver inteiramente transbordante do Espírito Santo, com o livro (quando o céu invade a terra) é (sobrenatural) como a palavra do Senhor fala não embriagues com o vinho mais sejam cheio do Espírito Santo e é isso que eu quero nadar no rio até chegar ao trono de Deus e ser tomada pelo o Espírito Santo. essa é a minha opinião. ABRAÇOS.

  4. Olá Patrícia obrigado por comentar no nosso site, é um prazer tê-la aqui! Respeitamos sua opinião como você respeitou a nossa. Não conhecí o movimento de Toronto pessoalmente e este texto é de um pastor que não somente leu um livro, ouviu falar ou simplesmente esteve em um dos cultos que fizeram. Ele estava inserido, foi parte do ministério por 3 anos e o que ele relata relata do que viu, inclusive sobre atitudes dos pastores envolvidos; como é facil perceber no texto que apesar das experiências sensoriais de cada um ele pode ver coisas que não estavam de acordo com a palavra de Deus. Para mim a parte mais forte foi esta:
    “Depois de três anos fazendo parte do núcleo da bênção de Toronto nossa Igreja Vineyard em Scarborough ao leste de Toronto, praticamente se auto-destruiu. Devoramo-nos uns aos outros com fofocas, falando mal pelas costas, com divisões, partidarismo, criticas ferrenhas uns dos outros, etc. Depois de três anos “inundados” orando por pessoas, sacudindo-nos, rolando no chão, rindo, rugindo, rosnando, latindo, ministrando na igreja Internacional do Aeroporto de Toronto, fazendo parte de sua equipe de oração, liderando o louvor e a adoração naquele local, praticamente vivendo ali, tornamo-nos os mais carnais,”

    A palavra de Deus em Gálatas 5:22 onde fala sobre os frutos do Espírito e que na maioria das vezes as pessoas não entendem e ninguém explica é que uma pessoa sendo morada do Espírito Santo estes frutos descritos em Galatas 5:22 se manifestarão e isto não é opcional, fruto é consequência…”Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade.” Neste texto a palavra Espírito está com letra maiúscula o que significa que se trata da pessoa do Espírito Santo e sería um contrasenso alguém estar cheio do Espírito Santo e se tornar mais carnal como ele relata “…com fofocas, falando mal pelas costas, com divisões, partidarismo, criticas ferrenhas uns dos outros…”

    Cremos no mover de Deus, mas cremos como a palavra diz no evangelho de Marcos capítulo 16 verso 17 que diz: “E estes sinais acompanharão aos que crerem…” e também novamente cito a palavra de Deus no livro de 1 João 4:1 que diz: “Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.” Fique na Paz do príncipe da paz,

    Pr. Carlos Rizzon
    Mateus 24:24
    “porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.”

  5. Olá Pr Carlos, eu entendo que no começo pode ter sido uma benção e depois as pessoa se desviaram do verdadeiro encher do Espírito Santo, mais acredito que podemos tirar o bom disso,que o Senhor procura aqueles que o busca e ele pode usar para um grande avivamento como de Toronto, e claro quando Deus não está mais tudo termina, mais acredito que hoje a Igreja Vineyard é e está sendo uma benção no mundo todo, por algo que aconteceu não podemos criticar a vida toda, hoje creio que está sendo diferente algo que não é de Deus não permanece por muito tempo, mais eu sei que Deus pode levantar novamente esse pastores e fazer um outro grande avivamento,ou levantar outros no mesmo ministério Vineyard. eu acho que devemos reter o que é bom nisso, e o que é ruim jogamos fora. Abraços..Patrícia Miranda

  6. Patricia obrigado novamente por comentar no nosso site, toda discurssão saudável é sempre bem vinda, aqui não temos a intenção de afirmar que somos os verdadeiros, mas existe alguns pontos neste movimentos que precisam ser esclarecidos. Por se encher do Espírito a palavra de Deus diz para permitir ao Espírito Santo maior espaço nas nossas vidas e isto resulta em uma vida cheia de amor à Deus e ao próximo, infelizmente para a grande maioria, se encher do Espírito Santo é falar em Linguas somente e segundo a palavra o falar em línguas é o menor dos dons, seguindo um raciocínio lógico se estou cheio do Espírito Santo cuja essência é o amor, a consequência disto tudo é eu amar incodicionalmente as pessoas.

    O bom que devemos tirar de tudo o que aconteceu é que devemos vigiar, pois a palavra diz que: “porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos” Mateus 24:24; II Tess. I João 4:1; II João 1:7; Apoc 13:14.

    Não posso dizer que o que aconteceu em Toronto foi avivamento e que Toronto é uma benção, pois as características do mesmo não condiz com o que as escrituras descrevem como avivamento.
    Ninguém está criticando o que aconteceu, simplesmente um pastor que era do meio escreveu o que presenciou. Para eu afirmar que hoje está sendo diferente precisaria estar lá, já quanto ao argumento que você utilizou sobre o fato de um ministério estar estabelecido há muito tempo para validar algo como de Deus é um pouco fraco, temos muitos movimentos perniciosos que perduram já por muitos anos e nem por isto são de Deus.

    O que caracterizam movimentos e ministérios como de Deus é o amor a Deus e ao próximo, nenhum movimento ou ministério que não vive isto vive uma incógnita quanto ao chamado, de repente as intenções são boas, mas o afirmar que é de Deus não seria prudente.
    Patricia Deus é Deus e ele pode e levanta quem lhe apraz, até Eu e você ele pode levantar e espero que se isto acontecer conosco que venhamos a nos guiar pela palavra somente e não por sentimentos e experiências que vão contra a palavra de Deus, abraço

    Pr. Carlos Rizzon
    ps. segue anexo um link no you tube para você ter uma idéia do que acontecia nas reuniões em Toronto –>http://youtu.be/7QP90MdpUVo

  7. Olá, queria compartilhar que já frequentei algumas denominaçoes depois que descobri a salvaçao em Jesus Cristo a alguns anos, mas eram decepçoes atrás de decepçoes, pois os pastores estavam enfeitiçados por esse movimento (que até eu e meu esposo que eramos recem convertidos conseguimos identificar como ENGANO… lendo a biblía e pesquisando “OS FRUTOS”) tentamos compartilhar e fomos tachados de apostatas, entre outras coisas.. Não temos nenhuma denominaçao que esteja fora deste engano onde moramos e há anos não nos reunimos com outros cristãos, pois ficamos manchados na pequena cidade onde moramos por denunciar este movimento… Meu esposo não quer mais saber de grupos, eu sinto falta da força que um pode dar pro outro num grupo, do ânimo.. mas nos coloco debaixo da misericórdia de Deus, em nome de Jesus! Obrigada e que em Nome de Jesus A VERDADE continue libertando!!!

  8. Li o artigo deste pastor q teve a coragem de falar sobre o acontecido…recentemente participei de um evento chamado catch the fire aqui na minha regiao….no estado de minas gerais..como pastor neopentecostal vi ali algumas coisas acontecerem que segundo o palestrante era o manifestar do espirito santo…era um congresso onde havia muitas pessoas, mas vou relatar o q aconteceu…foram 3 dias, nao fui no primeiro + disseram q estava lotado,fui no sabado a tarde e a noite e conversando com algumas pessoas costatei q o evento em vez de crescer no numero de pessoas estava diminuindo…entao nao estava avendo avivamento…vi um grupo de jovens ali na frente pulando ao som de louvores e adoraçao, mas aqui entra o que achei absurdo..vi pessoas ali manifestarem gestos e caretas como se fossem leões rugindo andavam de quatro, faziam caretas como se fossem leoes, outras abriam os braços e corriam batendo como se fossem aguias,vi um moço batendo braços como se fosse um galo e cacarejando, meu espirito ficou inquieto, minha esposa se chocou com aquelas cenas, foi terrivel…moças se arrastavam pelo chao parecendo cobras…foi uma manifestaçao coletiva terrivel…e tem mais coisas que nao falei, mas quando via isso busquei na palavra sobre manifestaçoes do espirito santo de forma coletiva..entao comecei em Atos cap 2 a decida do espirito santo..vi ali so uma declaraçao [eles estão embriagados]..nao havia nada de cobras ,leões e aguias, muito menos cachorro ou galo…se houvesse esse tipo de manifestaçao entao aquelas pessoas teriam dito algo a respeito, mas em todo o livro de atos vemos manifestações do espirito santo, mas não vemos este acontecimentos. Vamos para aqueles discipulos que estavm em Éfeso que não tinha o espirito santo, mas o apóstolo colocou a mão sobre eles e eles receberam o batismo e nao reagiram de tal forma…então estas manifestações não provem de Deus. Paulo diz algo muito forte, se alguém vem trazendo algo que vá além deste evangelho ou do que esta escrito seja anjo ou alguém de nós, vocês os tenham por [ANÁTEMAS], QUER DIZER
    [AMALDIÇOADOS] sério isso….que Deus tenha misericordia do seu povo…satanás está agindo nas trevas ou na ignorância das pessoas…..

  9. A paz do Senhor à todos! Há 8 anos recebi a Cristo como Senhor da minha vida. Eu e minha família fomos restaurados, toda cegueira foi dissipada e passamos a conhecer as artimanhas do inimigo de nossas almas após sermos vítimas de algumas delas…
    Faço parte de uma igreja batista que já sediou alguns congressos dessa estirpe, e confesso que, a despeito de ser novo convertido na época, não conseguia ver Deus agir nessas manifestações. Águia, leão, boi e homem… As faces dos quatro seres viventes! Esse era o respaldo bíblico para esses “fenômenos”.
    Te confesso que durante muitos anos me senti frustrado por não sentir nada do que os outros demonstravam sentir… Comecei a procurar motivos em mim que pudessem estar servindo de impedimento para que essas manifestações acontecessem comigo.
    Daí, o tempo foi passando e eu passei a prestar atenção na vida daqueles que outrora serviram de modelo para tais manifestações… O que aconteceu? Nada. Alguns não apresentaram nenhum tipo de mudança de caráter, e outros mudaram sim… Prá pior! Minha igreja tinha, na época da minha conversão, cerca de 700 membros, e hoje, aparentemente, parece ter menos do que isso. Se a nossa meta é ganhar almas, isso quer dizer que quando é Deus quem está agindo há multiplicação em vez de divisão e subtração… Infelizmente, o que eu constato depois de 8 anos congregando no mesmo lugar, é que após esses congressos e a implantação de suas visões no lugar onde eu congrego é que frutos como divisão e subtração se manifestaram em nosso meio! O que Deus tem com isso? Nada!
    Hoje, eu digo sem medo nem peso que existem “ministros” servindo comida podre às pessoas, e que muitas delas têm comido sem ao menos consultar sua procedência.
    Finalizando, imitar leão, águia, boi ou qualquer outro tipo de animal tem mais a ver com uma manifestação psicológica do que espiritual, ou seja; é uma hipinose motivada pela necessidade que muitos têm de serem espirituais. Se não houver crescimento, seja ele pessoal ou coletivo, algo está errado, e por conta desse algo, muitos chegarão diante de Deus naquele grande dia e argumentarão ao serem barrados:

    “Não profetizamos em teu nome… Não curamos, libertamos… Não pregamos em teu nome?”

    Sabe qual será a resposta do Senhor a esses? Nunca vos conheci!
    Quanto ao avivamento de Toronto, eu não conheço os detalhes, ouvi por alto, com isso prefiro não comentar.

  10. Eu creio no evangelho do poder! Em curas e milagres, sinais e maravilhas! Creio q o avivamento excedi todo o entendimento!
    O mover do espirito santo nao pode ser controlado!
    A transformação de caráter tem de estar associado! Pois se vc é cheio do espirito santo nova criatura é! Não é pela nossa forca, mas Deus nos capacita!
    Ouvi falar q milhares de pessoas foram curadas nesse avivamento, então creio ter sido de Deus sim! So nao compreendo pq ouve discórdia e coisas que afastam o homem de Deus!
    Esse mistério nao vamos conhecer eu creio! Mas o q posso dizer é q nao vou deixar de qrer manifestar o reino dos céus na terra! Nos céus nao há doenças, nem prisão!
    Sou embaixadora do reino na terra, portanto nao aceito ser so mais a crista que fala fala fala e ninguém é convertido! Jesus em todo o seu ministério manifestava o poder, e pregava! O poder é o maior canal de conversão em massa! É impossível uma pessoa ser curada através de um milagre e nao reconhecer q foi Deus q agiu!
    Acho q esse tipo de matéria incentiva os cristãos a nao seguirem o propósito de Deus p nos, que é trazer o reino p terra!

  11. Amara obrigado por seu comentário em nosso site, como você também, cremos num Deus que não está restrito a formulas e ou métodos humanos, mas que se move e manifesta como bem quer. A intenção de quem escreveu o artigo não é desestimular ninguém a exercitar os dons que Espírito concede, mas alertar para situações que tem acontecido dentro de algumas igrejas ditas evangelicas que tem escandalizado a muitos e pregado um evangelho que não vem de Deus, fique na paz, Pr. Carlos Rizzon

  12. Cristiane Mattos

    Gente estou perplexa ao ler isto, pois a mais ou menos 8 anos atrás passamos pelo tal do “avivamento com fogo” consequência que gerou uma igreja que era benção fechada e todos os membros desviados da presença de Deus, só restou eu e meu marido, que ainda muitas vezes nos perguntamos onde caímos, pois tivemos um esfriamento espiritual muito grande, eu já tinha uma certa dúvida a respeito disso, mais hoje Jesus me abriu os olhos e sei do que devo me arrepender, estou impressionada com a astúcia do Diabo, Mais Glória a Deus, pois maior é o que está em mim, do que aquele que está no mundo.

  13. Cristiane obrigado pelo comentário e glorifico à Deus por ter preservado vocês através do Espírito Santo que os conduziu à verdade, fique na paz e sinta-se à vontade para ler, comentar e divulgar o nosso ministério aqui em Londres, paz e graça, Pr. Carlos Rizzon

  14. Olá, gostei muito do artigo do pastor Paul e ainda mais que “graças a Deus” foi conscientizado que estava blasfemando contra o Espírito. A bíblia diz que no dia do julgamento terão menor rigor Sodoma e Gomorra do que aqueles conhecedores das escrituras e praticam a iniquidade, Jesus afirmou isso se tratando de uma cidade tão pecaminosa que o teor de pecado presente fez com que os moradores desejassem estuprar os anjos celestiais. Serão julgados? Sim, mas não afirmavam defender o evangelho até porque na época não existia, era só a palavra da lei. Agora nós conhecedores brincando com o púlpito? Lugar santíssimo, isso é inaceitável. A igreja do aeroporto, infelizmente, é blasfema, não falo isso com alegria e sob olhar de acusação, falo porque devo ter compromisso com a verdade e a verdade é Cristo, aquilo não se parece com Cristo. Deus nos abençoe e nos guarde do mal, do erro.

  15. Vou expor meu pensamento com todo respeito a todos os irmãos, creio que Deus por sua infinita misericórdia tem multiformes maneiras de agir com sua igreja, porém todas elas tem que passar pelo crivo do testemunho de Cristo que é descrito nos quatro evangelhos, sei que a bíblia como um todo é um manual de Deus para a vida daqueles que creem, porém o momento mais relevante das escrituras são os quatro evangelhos. Dentro das minhas experiencias com Deus e do conhecimento que tenho da palavra nem tudo o que acontece neste mover vem do maligno, por que como dizem as escrituras temos que ter cuidado para não atribuir ao demônio aquilo que provém do Espírito Santo, com isso também não descarto a possibilidade de ter coisas que não provem de Deus, levando em conta o relato que foi apresentado neste artigo. O que quero salientar é que a palavra de Deus diz que o próprio Espírito Santo nos conduziria a toda a verdade e Cristo disse que todos aqueles que viessem a Ele encontrariam o caminho a verdade e a vida. Olhando para essas passagens somando ao ensinamento que Jesus em Mateus capítulos 5, 6, 7, nos ensinou, o evangelho fica simples de entender, o grande problema é que nós tentamos enfeitar o que esta escrito na palavra de Deus, tentamos interpretar muitas vezes aquilo que é literal, tudo porque buscamos nos ater a letra de maneira intelectual e humana e acabamos distorcendo algo que é simples. Por isso entendo que a passagem em que Jesus fala, que quando nos formos orar devemos entra em nosso quarto, fechar a porta e falar em secreto com nosso Pai e Ele em secreto nos respondera é o caminho para discernir muitas coisas que são ou não bençãos em nossas vidas. O caminho para nós entendermos o que foi apresentado não esta na nossa concepção religiosa ou na nossa capacidade teológica, por que se nos basearmos nisto não estamos baseando as respostas em Deus e sim em nós mesmos ou na nossa própria capacidade. E este é o erro fatal tanto para os que são a favor do movimento de Toronto quanto os que são contra, se justificar naquilo que provém de si mesmos. O que quero colocar aqui é que devemos de uma vez por todas buscarmos em Deus a resposta, e não em homens, nem nos nossos sentimentos e emoções. Por causa deste pensamento humano e não divino que muitos que deveriam se tratar como irmãos se tratam como inimigos, Paulo falou que depois de sua conversão e constante comunhão com Deus, considerava toda a sua religiosidade ou aquilo que vinha dele mesmo esterco e por fim o próprio Jesus disse que o que contamina o homem não é o que entra mas sim o que sai. Com isso quero agradecer a oportunidade de ter também opinado e espero contribuir, obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *